Centro do Rio de Janeiro: 5 curiosidades sobre um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa

Assim como toda a cidade, o Centro do Rio de Janeiro coleciona curiosidades e pontos imperdíveis para quem estiver fazendo uma visita. Saiba quais são!

O Rio de Janeiro é uma cidade grande, com uma história linda e inúmeras curiosidades em cada cantinho. E um dos bairros mais famosos do município, o Centro, coleciona muitas destas!

No artigo de hoje, reunimos algumas curiosidades a respeito desse pedacinho da cidade maravilhosa para inspirar você em sua próxima viagem.

Confira abaixo!

5 curiosidades sobre o Centro do Rio de Janeiro

No texto abaixo, leia algumas curiosidades sobre o Centro do Rio de Janeiro.

A oitava maior biblioteca do mundo fica no Centro do Rio

 

A Biblioteca Nacional do Brasil fica na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro. Além de ser a oitava maior biblioteca do mundo, ela é a maior de toda a América Latina!

O local existe desde 1807, quando a Família Real portuguesa chegou ao Brasil ao fugir de Napoleão. Eles trouxeram consigo um verdadeiro tesouro: os cerca de 60 mil livros da biblioteca real de Portugal.

Atualmente, o acervo da Biblioteca Nacional é de cerca de nove milhões de itens!

O maior carnaval do mundo é no Rio

Desde 2004, o Rio de Janeiro é designado pelo Guinness World Records como o maior carnaval do mundo! São mais de dois milhões de pessoas por dia pelas ruas, além dos desfiles de escolas de samba. E grande parte dessa festa acontece no Centro – que recebe turistas de todo o mundo!

O Centro é casa do Mosteiro de São Bento

Considerado um monumento colonial único, o Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590 por dois monges vindos da Bahia. O local encanta por sua arquitetura, que une o monastério, a igreja e a área de hospedaria.

O mosteiro fica na Rua Dom Gerardo, 68, no Centro. A visitação é possível no claustro, onde ficam os monges, somente em datas festivas.

O bairro também abriga a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária

Outro ponto imperdível para os interessados em turismo religioso é a Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Localizada na Praça Pio X, a igreja tem a fachada voltada para a Baía de Guanabara e planta em formato de cruz latina.

Além disso, o local ostenta uma decoração neorrenascentista e lindos murais que contam toda a sua história. A igreja fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 7h30 às 16h; sábado, das 8h às 12h; e domingo, das 9h às 13h.

Um dos museus de arte mais importantes do mundo fica aqui!

Você já visitou o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)? Localizado na Avenida Rio Branco, 199, o prédio, construído entre 1906 e 1908, abriga cerca de 60 mil obras. Entre as peças, é possível encontrar pinturas, esculturas, mobiliário, peças africanas e até documentos!

Para conhecer o espaço, é preciso adquirir um ingresso e fazer a sua visita de terça a sexta, das 10h às 16h; sábado e domingo, das 12h às 17h.

O turismo é uma grande parte da economia da cidade

De todos os estrangeiros que visitam o Brasil, cerca de 40% têm como destino a Cidade Maravilhosa! A cidade é lotada de atrações culturais, praias e paisagens dignas de cartões-postais.

E para conhecer cada detalhe da cidade, a escolha certa é se hospedar no Centro do Rio! Quem fica por aqui tem acesso a todos os cantos da cidade, seja de carro ou de transporte público.

Por isso, na sua próxima viagem ao Rio, hospede-se no Hotel Villa Reggia! Além da localização privilegiada, contamos com acomodações completas e uma gastronomia inesquecível. Clique aqui e confira os pacotes.

Compartilhe:

Outros posts