Pedra do Sal: conheça uma das noites mais famosas do Rio de Janeiro

Dicas de Passeios - Pedra do Sal

Pedra do Sal: conheça uma das noites mais famosas do Rio de Janeiro

Conheça a história da Pedra do Sal, um “corredor cultural” que celebra o samba e toda a herança africana do Rio de Janeiro.

Entre os vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, há um imperdível para os amantes de samba: a Pedra do Sal! Conhecida por originar o samba urbano carioca, sendo assim, é palco de uma verdadeira celebração da cultura africana.

Por isso, a região é famosa por suas noites animadas, que reúnem turistas e moradores locais em uma festa inesquecível.

Leia este artigo para aprender mais sobre a história e as atrações que aguardam você por lá!

O que é a Pedra do Sal?

Conhecida como um “corredor cultural” no Rio de Janeiro. Lotada de eventos de diversos gêneros musicais, bares e barraquinhas, o local fica na Rua Argemiro Bulcão, no bairro da Saúde.

O ponto é próximo à Praça Mauá e ao lado do Largo São Francisco da Prainha, similarmente um ponto turístico carioca, que oferece bares e restaurantes, além de eventos de música.

A história da Pedra do Sal

Inicialmente conhecida como Pedra da Prainha, aquela região era famosa por ser ponto de embarque e desembarque para o comércio de sal. Além disso, o local possuía um grande mercado de escravos.

Por volta da metade do século XVIII, a abolição da escravidão fez com que uma grande quantidade de baianos mudasse para o Rio de Janeiro e, com suas descendências africanas, ocuparam a Pedra da Sal. Além disso, o local se tornou um ponto de encontro para essas pessoas, onde podiam se reunir para a celebração de sua cultura.

O local acabou ficando conhecido como “Pequena África” e originou o samba urbano carioca. Além disso, há também uma grande bagagem de religiões africanas na região.

Assim se escreveu uma história de música e dança na Pedra do Sal. Atualmente, a tradição se mantém com as rodas de samba semanais e toda a valorização à cultura africana.

O que fazer na Pedra do Sal?

A grande atração é a roda de samba, que, inclusive, já foi eleita a melhor do Rio de Janeira! Acontece sempre às segundas-feiras, dias em que o local fica lotado durante toda a noite e madrugada.

Ademais, há também capoeira, culinária temática e eventos culturais, como palestras e exibição de filmes. É comum que os eventos sejam realizados embaixo de grandes lonas de circo. Assim, nem mesmo a chuva é capaz de parar essa festa!

Uma boa ideia é ficar de olho nas redes sociais da Pedra do Sal. Dessa forma, você se mantém informado sobre os eventos e as programações e pode planejar sua visita no melhor dia!

Hospede-se no Villa Reggia

Agora que você já conhece a história e as atrações da Pedra do Sal, chegou a hora de planejar sua viagem para o Rio de Janeiro. E, com certeza, você quer ficar hospedado em uma localização estratégica e de fácil acesso a qualquer canto da cidade maravilhosa. Para isso, conheça o Hotel Villa Reggia! Clique aqui e conheça nossas acomodações.


Compartilhe:

Outros posts